Equinodermos:
1) Características:
- Corpo formado por um disco central achatado de onde saem cinco raios, formando os braços;
- Boca se encontra na parte ventral envolta num tecido membranoso
- Triblásticos;
- Celomados;
- Deuterostômios;
- Simetria bilateral na fase larval e simetria radial na fase adulta;
- A maioria possui vida livre, mas ainda há espécies que são fixas a um substrato;
- Possuem um esqueleto de calcário que envolve sistemas como o digestivo, nervoso e reprodutor. Essa estrutura ainda é recoberta por uma camada fina de epiderme;
- Algumas espécies apresentam espinhos na parte dorsal do corpo.
a) Sistema circulatório:
O sistema circulatório dos equinodermos é denominado hidrovascular. Ele é composto pelos canais ambulacrais, pés ambulacrais e ossículos. Por este motivo, é também chamado de sistema ambulacral. A cavidade externa do sistema se encontra na parte dorsal do animal pelo madreporito. A água acessa o canal radial e de lá é transportada para cada um dos braços e para as vesículas, que armazenam o líquido e controlam a pressão interna do sistema. Canais laterais conectam os canais radiais com os pés ambulacrais. Os pés ambulacrais são estruturas musculares ocas que podem apresentar ou não ventosas nas pontas.
b) Locomoção:
O líquido da cavidade celômica é pressionado pelos músculos dos pés ambulacrais, fazendo com ele se enrijecem e possibilitem a movimentação. Quando em substratos rígidos como rochas, as ventosas auxiliam na fixação.
c) Sistema respiratório e excretor:
O sistema respiratório e excretor dos equinodermos também é constituído pelas estruturas que formam o sistema ambulacral. A troca gasosa e a excreção de amônia são realizadas através da difusão nas paredes das pápulas e dos pés ambulacrais.
d) Sistema digestivo:
A boca é sucedida pelo esôfago e pelo estômago, que são encontrados no disco central dos equinodermos. A parte inferior do estômago (estômago cardíaco) pode ser revertida para o centro, auxiliando na captura de alimentos. A parte superior do estômago (estômago pilórico) é conectada aos cecos pilóricos, as glândulas digestivas. A digestão é basicamente extracelular, mas a intracelular também é realizada nos cecos pilóricos. Dos cecos, chegamos ao intestino e então o ânus, com abertura dorsal.
e) Sistema nervoso:
O sistema nervoso é constituído pelo anel nervoso, que, por sua vez, é formado pela boca e por um nervo radial, localizado em cada braço. Um conjunto de nervos conecta esses sistemas a todas as demais estruturas do corpo dos equinodermos. Os órgãos sensoriais se limitam a órgãos táteis espalhados pelo corpo e ocelos em cada braço.
f) Sistema reprodutor:
A reprodução sexuada acontece por fertilização é externa, com o macho e a fêmea liberando os gametas no ambiente. Algumas espécies realizam reprodução assexuada pelo destaque de um dos braços. O desenvolvimento dos equinodermos é, normalmente, indireto, passando pelo estágio larval.
Classes:
a) Asteroides:
Classe comumente representada pelas estrelas-do-mar, que possuem cinco braços dispostos como raios. No entanto, o número não é fixo, podendo algumas delas apresentar até quarenta braços. Cada braço é composto por duas fileiras de pés ambulacrários,
responsáveis pela locomoção e fixação do animal. Na extremidade, encontramos olhos rudimentares, que possibilitam a captura das suas presas (anelídeos, crustáceos e ostras).
b) Ofiuroides:
Representados pela serpente do mar, animal semelhante à estrela do mar, que, assim como ela, possui cinco braços que partem de um disco central. Estes, por sua vez, realizam movimentos ondulantes, que facilitam o deslocamento.
Sua boca é encontrada na parte inferior, que fica em contato com o substrato, enquanto o ânus se localiza no lado oposto.
c) Crinoides:
O lírio do mar, representante desse grupo, possui uma base presa ao substrato, onde são encontrados cinco braços ramificados que torna o animal semelhante a uma planta. Os equinodermos desse grupo se alimentam dos detritos que caem permanentemente em seus braços.
d) Holoturoides:
O pepino do mar, animal de consistência menos rígida, possui essa característica por ser dotado de minúsculas placas não unidas, além de apresentarem formato cilíndrico. A maioria deles possui entre 5 e 30 cm, mas esse não é o limite, podendo ser encontrados exemplares de até 2 metros de comprimento.
Seu mecanismo de defesa é eliminar parte de suas vísceras, como o intestino e as gônadas. Essa técnica consiste em distrair o predador, que permite sua fuga. Após um tempo, o pepino do mar pode regenerar as partes eliminadas.
e) Equinoides:
Essa classe é normalmente representada pelo ouriço do mar e pela bolacha do mar. Este primeiro possui espinhos venenosos, que utiliza para sua locomoção, bem como uma boca com cinco dentes que são utilizados para formar buracos onde eles se alojam.
Já a bolacha do mar possui o corpo achatado, semelhante a um disco, apresentado na região dorsal, a imagem de uma estrela. Sua alimentação é possibilitada pelo ato de se enterrar na areia, onde obtém alimentos constituídos por partículas orgânicas.
Exercícios:
1) Os equinodermas estão relacionados com os cordados porque:
a) apresentam endoesqueleto calcário;
b) são protostômios;
c) são deuterostômios;
d) surgiram aproximadamente na mesma época;
e) apresentam epiderme pluriestratificada.
2) Em relação aos Echinodermata, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta.
I) O sistema ambulacrário ou aqüífero ou hidro-vascular é exclusivo destes animais.
II) São animais exclusivamente marinhos;
III) São celomadas, deuterostômios, com simetria radial na fase adulta e bilateral na fase de larva e endoesqueleto calcário de origem mesodérmica;
IV) Formam notocorda e tubo neural;
V) Todos os seus representantes apresentam lanterna de Aristóteles para raspar o alimento.
São corretas:
a) todas as alternativas.
b) apenas as alternativas I, II e III.
c) apenas as alternativas I, III e IV .
d) apenas as alternativas II, III, IV e V.
e) apenas as alternativas I, II e V.
3) Assinale a alternativa que aponta o erro cometido na caracterização do filo Echinodermata: “São animais exclusivamente marinhos, de organização pentarradiada, com larvas de simetria bilateral, esqueleto calcário externo, triblásticos e deuterostômios”.
a) animais exclusivamente marinhos.
b) larvas de simetria bilateral.
c) esqueleto calcário externo.
d) triblásticos.
e) deuterostômios.
4) Os Equinodermos constituem um grupo zoológico anatomicamente diferenciado, com simetria radial pentameral e um esqueleto composto por placas dérmicas fusionadas (ex. ouriços-do-mar) ou não fusionadas (ex. pepinos-do-mar). O sistema hidrovascular, também denominado de ambulacral, é particularmente interessante, pois funciona como um sistema hidráulico, no qual um fluido é bombeado através de um sofisticado conjunto de bolsas e canais.
Nos Equinodermos, as principais funções do sistema hidrovascular são ________ e ________.
a) reprodução / excreção
b) reprodução / alimentação
c) excreção / respiração
d) locomoção / alimentação
e) locomoção / reprodução
5) O IBGE elaborou um mapa que localiza as 238 espécies e subespécies aquáticas em risco de extinção no território brasileiro. O mapa revela que 79 espécies ameaçadas são invertebrados aquáticos, como estrelas e ouriços-do-mar. As outras 159 englobam peixes de água doce e salgada. Segundo o levantamento, São Paulo é o estado com mais espécies em risco de extinção, seguido de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia. Os principais fatores são: a destruição dos habitats dos animais, a poluição e a pesca indiscriminada. (O IBGE elaborou…., 2009, p.17). Sobre os equinodermos, grupo do qual fazem parte estrelas e ouriços-do-mar, é correto afirmar que:
a) a maioria dos indivíduos adultos apresentam simetria bilateral, enquanto as larvas simetria pentarradial.
b) os machos inserem suas gônadas no interior dos ovários das fêmeas realizando, assim, a fecundação interna.
c) os equinodermos são animais exclusivamente marinhos e possuem sistema hidrovascular relacionado com captura de alimento e locomoção.
d) a reprodução desses animais é basicamente assexuada e o desenvolvimento é direto.
e) as estrelas e os ouriços-do-mar são animais estritamente herbívoros, alimentando-se de algas presentes no plâncton.
6) Os animais podem ou não apresentar simetria. Considere os seguintes animais: planária, esponja, medusa (água-viva), bolacha-da-praia, e estrela do mar.
a) Quais deles apresentam simetria radial? E quais apresentam simetria bilateral?
R: Estrela do mar, medusa, esponja e bolacha-da-praia apresentam simetria radial. A Planária apresenta simetria bilateral.
b) Caracterize esses dois tipos de simetria (de o conceito).
R: Na simetria bilateral, existe um eixo central na qual divide o animal em duas partes simétricas. Na simetria radial, esse eixo não existe, abrindo possibilidade para uma divisão simétrica do corpo em múltiplas partes e planos.
c) Qual o tipo de simetria dos Equinodermos na fase larval e na fase adulta?
R: Na fase larval, os Equinodermos apresentam simetria bilateral. Na fase adulta, a simetria é a radial.
d) Por que os equinodermos apresentam simetria radial?
R: Os Equinodermos apresentam simetria radial porque ela está diretamente ligada com o ambiente em que vivem e o meio de locomoção.
8) Usando palavras listadas abaixo, complete corretamente as lacunas do texto abaixo.
Nos Echinodermata, filo que inclui animais exclusivamente marinhos como a estrela-do-mar, há um sistema hidravascular, também denominado de sistema ambulacrário com diversas funções entre elas trocas gasosas. O corpo é revestido externamente por uma epiderme ciliada sob a qual situa-se um endoesqueleto de origem mesodérmicas.
Filo - digestório - excreção - trocas gasosas - ordem - classe - cnidaria - marinhos - anêmona - flama - endoesqueleto - ectodérmica - endodérmica - mesodérmica - hidrovascular - estrela-do-mar - ambulacrário - exoesqueleto
Comentários